3 Sinais De Que Sua Campanha Imobiliária Foi Mal Planejada

Já rodamos dezenas de campanhas para captação de imóveis aqui – e inclusive já “caímos de paraquedas” em meio à campanhas já em andamento.
⠀⠀⠀
Aqui vão três sinais de que sua campanha imobiliária provavelmente foi mal planejada.

1. Não há definição de público ou avatar.

É muito importante definir pelo menos um esboço de avatar e público alvo para aquele imóvel (ou grupo de imóveis). Qual a faixa etária? Quais os interesses/hobbies? Quais as ocupações profissionais? Isso ajudará (e muito) na hora do direcionamento de público em plataformas como Google ou Facebook Ads.

2. Não há meta clara de CPA (custo por lead)

Esse é um erro clássico. É muito importante você definir um custo por lead de objetivo – assim consegue ter uma noção da quantidade de leads que consegue gerar com seu orçamento. 

Essa meta não pode ser definida “do nada”. Ela vai depender de diversos fatores. Se você já rodou campanhas anteriormente, consegue ter como base os números já atingidos e estipular algo por ali.
⠀⠀⠀
Outra forma de definir a meta é estudar quantos leads você precisa para fazer um fechamento (taxa de conversão comercial) e saber quanto recebe na média por fechamento.

Digamos que precise de 100 leads para gerar 1 venda de uma casa MCMV. E cada venda te gera R$ 1000,00 em comissão.

Assim, 100 leads = R$ 1000,00

Então, no máximo você vai poder pagar R$ 10,00 por cada lead (1000/100 = 10) para não sair no prejuízo. Com esse valor máximo estipulado (Max CPA) você pode colocar uma meta um pouco abaixo para conseguir gerar escala e lucro com sua campanha.

3. Só há um canal de vendas ativo

Confiar 100% em somente um canal de marketing e prospecção de clientes é um erro clássico. Não se pode confiar 100% em listas para ligação fria tampouco acreditar somente em campanhas online ou email marketing. É importante ter planos secundários para não se ver desesperado caso um ou outro não funcione conforme esperado.

Em se tratando de marketing digital, é importante ter campanhas em diferentes plataformas. Imóveis de alto padrão, por exemplo, necessitam de uma estratégia mais robusta, com conteúdo, nutrição e distribuição em diferentes redes como Facebook, Instagram e Google.

Nunca fique dependente de uma rede só – afinal, se houver alguma mudança brusca você pode ficar fora de jogo.

O que achou? Deixe seu comentário!

pt_BRPortuguês do Brasil