E-mail marketing para dentistas: 7 estratégias para promover sua clínica

E-mail marketing para dentistas

O marketing digital odontológico tem papel fundamental no roteiro convoluto do mercado. Hoje em dia, a competitividade entre clínicas está maior do que nunca – o Brasil, afinal de contas, é o país com o maior número de dentistas do mundo – e qualquer diferencial que você puder trazer para a mesa se traduz em benefícios, sejam estes a curto ou longo prazo. Uma das formas de se destacar como profissional é usando o recurso de e-mail marketing para dentistas – que, apesar de parecer um conceito antiquado, se prova ser um dos canais de comunicação com a clientela mais lucrativos em que se dá pra investir.

Se você, dentista, procura implementar esse tipo de estratégia no seu consultório, continue conosco para aprender tudo sobre e-mail marketing – e descobrir como você pode utilizá-lo para o seu crescimento como empreendedor.

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O que é o e-mail marketing e qual é a sua importância?

O e-mail marketing trata-se exatamente do que o nome sugere: uma propaganda por meio do e-mail. Sim, o e-mail – sabe quando você vai ao shopping, compra uma roupa e faz o cadastro na loja? Se você incluir seu endereço eletrônico, as chances de você receber uma nova mensagem na sua caixa de entrada são imensas.

Como já estamos acostumados a ver, esses e-mails comerciais têm o propósito de divulgar promoções, descontos, novidades no catálogo e por aí vai. Em regra, informações para manter o cliente por perto e, quando aplicado de maneira correta, interessado nos produtos em questão. No mundo odontológico, a ideia é a mesma – e vários dentistas no Brasil buscam promover suas clínicas com essa tática, utilizando-se ao máximo dos dados de cada paciente para fidelizá-los.

Embora o e-mail seja considerado obsoleto por muitos, uma pesquisa de 2020 aponta que consultórios odontológicos que investem em ações de marketing faturam, em média, R$60 mil a mais por ano do que a sua competição. Essas ações, claro, incluem o e-mail, que apesar de tudo ainda continua sendo um grande aliado para qualquer negócio.

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Vantagens do e-mail marketing para dentistas

Depois de pensar um pouco, talvez você já queira começar a mandar diversos e-mails aos seus clientes logo de cara. Afinal de contas, quanto mais atencioso for o contato e o atendimento, maiores serão as chances da pessoa voltar para uma nova consulta, não?

Bom, depende. Você provavelmente já cansou de receber e-mails indesejados – popularmente conhecidos como “spam” – e se irrita quando sua caixa de entrada é preenchida com informações irrelevantes. Esse, na verdade, é o maior problema que essa estratégia de marketing enfrenta. Quando a pessoa bate o olho em um e-mail comercial, a sua primeira reação é ignorá-lo, justamente devido à má administração por parte das empresas ao longo dos anos.

Exemplo de e-mail de dentista (fonte: DenwinDental)

Contudo, existem algumas soluções básicas para isso. Como você verá na seção seguinte, uma boa gestão de e-mail marketing para dentistas é alcançada em poucos passos – e seus pacientes podem se beneficiar dela tanto quanto você. Os benefícios mais duradouros que isso traz a uma clínica incluem:

  • maior credibilidade para o seu nome e marca;
  • mais chances da mensagem chegar ao alvo (de acordo com os relatórios de estatística da empresa The Radicati Group, uma mensagem por e-mail atraente o suficiente tem 5x mais probabilidade de ser visualizada do que pelo Facebook, por exemplo);
  • divulgação de informativos, datas, novidades e promoções;
  • sistema automatizado de consulta e atendimento personalizado;
  • proliferação do website da clínica e artigos de blog;
  • organização interna do negócio e estatísticas de produtividade.

7 estratégias de e-mail marketing para dentistas

Com tudo isso dito, é hora de analisarmos algumas estratégias primordiais para implementar o e-mail marketing na sua clínica. A palavra principal aqui é plano de ação, uma vez que ficar mandando propagandas triviais para seus pacientes não será diferente do spam que todo mundo odeia.

Veja só:

1 – Respeitar o código de ética da odontologia

Em primeiro lugar é se familiarizar com a legislação em vigor. Assim como qualquer ação na área da saúde, a publicidade, o marketing e a propaganda têm suas restrições. Antes de elaborar qualquer plano, é importante ter em mente quais são elas para prevenir futuros problemas com a justiça – mesmo que estejamos falando apenas de e-mails comerciais.

No caso dos dentistas, as normais são estipuladas pelo Conselho Federal de Odontologia, que você pode consultar aqui. Alguns cuidados relevantes para observar na hora de montar o seu material de marketing são:

  • Não fazer sorteios ou concursos para tratamento odontológico; 
  • Não divulgar diagnósticos ou prescrições; 
  • Não falar de técnicas e procedimentos sem comprovação científica.  

Assim que você conseguir filtrar todas as informações a serem divulgadas (dica: converse com colegas de trabalho e o seu advogado particular), é hora de colocar a mão na massa sem preocupações.

2 – Determinar objetivos

Aqui você deve estipular o que você pretende alcançar com tudo isso – e qual material você quer utilizar. Algumas metas que podem ser exploradas por e-mail incluem, por exemplo, a confirmação de consultas, avisos de retornos e cancelamentos, além de novos produtos que sua clínica passou a vender.

Em outras palavras, faça perguntas que vão servir de base para tudo. Qual será o seu conteúdo? Qual será a campanha e a frequência de mensagens? As pessoas podem optar por não recebê-las? Como pode colocar dados verídicos e confiáveis?

Coloque tudo em um papel e centralize seu plano de ação para não se perder pelo caminho!

3 – Segmentar os pacientes

Esse passo se torna ainda mais produtivo com uma ampla base de contatos. Em suma, se você já possui muitos clientes (e seus respectivos e-mails de contato, claro), a taxa de sucesso aumenta bastante.

Além de conhecer o seu público-alvo, é essencial separá-lo em categorias. Afinal de contas, nem todos os pacientes fazem a mesma coisa. Alguns procuram sua clínica para uma limpeza geral, outros para um clareamento, outros para colocar aparelho ou remover um dente, e por aí vai. Para uma segmentação ideal, você pode utilizar fatores como:

  • idade;
  • renda;
  • gênero;
  • procedimentos estéticos;
  • frequência de visitas;
  • etc.
Saiba o agrupamento do seu público

4 – Contratar uma ferramenta de disparo

De uma perspectiva de longo prazo, este é um recurso indispensável para manter as coisas funcionando. Para realizar as ações de envio de e-mails aos seus contatos, você vai precisar de um dispositivo que faça esse disparo de forma automática e inteligente, do jeito que você programar.

Existem diversas opções no mercado que te ajudam não só a programar as campanhas como também mostram os resultados obtidos – com métricas, estatísticas em tempo real, informações de cadastro e muito mais.

5 – Fazer um bom título, corpo de texto e CTA

Com um panorama completo de qual conteúdo você quer mostrar para quais pessoas, é hora de redigir a mensagem que, sobretudo, precisa chamar a atenção do leitor. Ela precisa ser direta, completa, não muito longa e, principalmente, atraente – e isso vale para o título, também.

Uma das estratégias mais antigas do marketing é fazer o seu cliente se sentir especial. Em um e-mail comum, o jeito de alcançar esse sentimento está ligado à criatividade. Veja abaixo alguns títulos sutis que possuem um certo gatilho:

  • Veja como higienizar corretamente sua prótese dentária!
  • Afinal, por que você deve levar seu filho regularmente ao dentista?
  • Como agilizar o meu tratamento ortodôntico?
O CTA estimula um certo comportamento por parte do leitor

Um template personalizado é o que deixa a estrutura do texto ainda mais bonita. Se possível, tente alinhar as suas cores e imagens com a identidade visual da sua marca. Para finalizar, um bom CTA (call to action) faz com que o cliente sinta vontade de entrar em contato com você. Veja alguns exemplos clássicos:

  • Acesse nosso novo Instagram e saiba mais!
  • Agende sua visita clicando aqui;
  • Cadastre-se agora em nosso site;
  • Sentimos sua falta!

6 – Elaborar um cronograma de envios

Tenha um calendário e uma agenda virtual – além de determinar o melhor horário para seus pacientes lerem seus e-mails, é importante evitar mandar a mesma mensagem duas vezes ou algo semelhante. Com a ferramenta que você escolheu, você deve manter três coisas: periodicidade, frequência e utilidade. Caso contrário, suas novas mensagens nem serão abertas.

Dessa forma, você construirá uma relação agradável com os seus leitores.

7 – Analisar resultados

Após algum tempo de testes e inovações, você poderá ter uma ideia do que deu certo e do que não funcionou. Aqui, é essencial que você entenda algumas taxas para poder adaptar seu plano de ação conforme as necessidades dos pacientes.

  • Taxa de abertura: é a taxa em percentual dos pacientes que abriram o e-mail.
  • Taxa de cliques: é a taxa em percentual dos pacientes que clicaram em algum link que você colocou no corpo do e-mail.

Procure fazer essa análise pelo menos uma vez por mês. Tudo isso vai lhe ajudar a construir as práticas mais eficientes de e-mail marketing no seu negócio e impulsionar sua credibilidade como dentista!

Construa laços com seus pacientes!

Invista em marketing digital com a Target Ads

Além do conhecimento técnico na área de odontologia, lidar com estratégias virtuais como o e-mail marketing requer qualidades de paciência e dedicação de um gestor. Afinal de contas, quanto mais a sua clínica cresce e quanto mais o seu nome fica conhecido, mais as ferramentas de propaganda e comunicação com o cliente se tornam complexas. Embora o e-mail seja um conceito mais simples, ainda pode lhe faltar tempo para colocar tudo em prática o quanto antes.

O marketing odontológico pode ser adotado por qualquer consultório, mas mantê-lo organizado sempre é o maior desafio. Contudo, você não precisa se preocupar: empresas como a Target Ads foram formadas para auxiliá-lo nesse processo. Com um serviço de qualidade, confiança e eficiência, disponibilizamos aos nossos clientes a experiência de quem já trouxe milhares de reais em lucro para vários dentistas.

Com avaliações, métricas, critérios rigorosos de design e produção de conteúdo para anúncios e redes sociais, nós da Target Ads estamos prontos para cuidar do seu marketing, permitindo que você foque no que realmente importa: prestar ótimos serviços ao seus clientes. Você não precisa se preocupar em desenvolver estratégias sozinho – com a nossa equipe, podemos gerar frutos duradouros ao seu negócio juntos!

Saiba mais sobre os nossos serviços aqui – e entre em contato ainda hoje para implementar as melhores estratégias de e-mail marketing para dentistas!

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