Ei dentista – transformar sua clínica em um ambiente confortável, lucrativo e organizado não é um processo árduo. Apesar de também não ser rápido, existem várias técnicas de sucesso para providenciar o melhor serviço possível aos seus pacientes e, consequentemente, colocar sua marca no mapa da credibilidade o quanto antes. E além de atuar em estratégias de marketing digital – que você pode checar em detalhes neste guia completo – saber como vender tratamento odontológico é essencial para agilizar este processo.
Sendo assim, é exatamente isso que discutiremos neste artigo. Continue lendo para entender como as negociações entre dentista e paciente são fundamentais para tratamentos adequados e confiáveis.
Como vender tratamento odontológico com simples técnicas
É importante ter em mente, antes de tudo, que existem vários cursos de venda para odontologia disponíveis na Internet para lhe dar uma perspectiva geral do tema. Ainda assim, os passos a seguir são base de abordagem para qualquer medida de administração e relacionamento dentro de sua clínica – e você pode lê-los abaixo.
Apresentar o conteúdo de forma didática
Assim como em qualquer área da saúde, explicar o procedimento para o paciente de uma forma convidativa é chave para ele aceitar a proposta. Na verdade, busque colocar o máximo de informações possíveis nos meios de comunicação que servem de entrada para a sua clínica, como a página do Instagram ou o blog profissional. Primeiras impressões são tudo!
Aqui, você pode:
- esclarecer todas as dúvidas e necessidade do tratamento;
- especificar os benefícios que isso traria à vida do paciente;
- explicar as eventuais desvantagens em adiar o procedimento;
- definir quais são todas as etapas;
- usar termos que facilitem a compreensão;
- falar sobre o que causou o problema em primeiro lugar.
Ouvir e conhecer o paciente
Na consulta inicial, é muito importante saber as expectativas, os medos e as histórias de cada pessoa. Para aprender como vender tratamento odontológico, estabeleça uma conversa íntima, de confiança, mostrando que está interessado em ajudar com a saúde do seu paciente acima de tudo.
Contornar objeções e adaptar o tratamento
Sabe a individualização? Pois é – com atitudes éticas e morais, até mesmo os mais exigentes vão se render aos seus tratamentos se você achar um meio de agradá-los.
Cada pessoa possui um desejo – e adaptar suas técnicas para satisfazê-lo é uma forma inteligente de garantir uma ótima experiência para ambas as partes. Elabore um plano odontológico que esteja dentro do limite possível e que atinja o objetivo do paciente!
Negociar o valor e a forma de pagamento
Agora é a hora de mostrar o investimento que seu cliente precisará fazer. Isso inclui o valor total (ou em parcelas, se o procedimento se alongar por um tempo indeterminado), as formas de pagamento, os prazos e a margem de desistência.
Algumas dicas para um contrato frutífero incluem:
- oferecer métodos de pagamento acessíveis a todos;
- justificar o custo pelo grau de complexidade e materiais usados;
- entregar, por escrito, as etapas previstas e indicadas, com valor atribuído.
Oferecer suporte após a venda
Considerando que o paciente ainda não aceitou fechar um procedimento odontológico na sua clínica (dizendo que precisa de um tempo para pensar), não se desanime. O próximo passo é retomar o contato o quanto antes por meio de e-mails ou mensagens de texto, demonstrando preocupação com a sua saúde. Evite ligações, pois hoje em dia muitas pessoas não gostam de ser interrompidas por propostas de serviços. Se ele ainda demonstrar desinteresse, apenas pergunte mais uma vez sobre suas preocupações e se é possível estabelecer um cenário mais favorável.
Essa atenção também vale, claro, para o paciente que aceitou fechar o contrato com os seus serviços. No processo de fechamento de venda, é importante que você:
- repasse todos os pontos e alinhe metas;
- esclareça quaisquer dúvidas ainda no ar;
- agende a data para o início do tratamento;
- defina um tempo para entrar em contato novamente;
- programe, com antecedência, os passos essenciais do tratamento;
- recomende um prazo de retorno para a avaliação.
Mas qual é a importância de vender uma boa experiência?
Muitos dentistas que acabam de abrir um consultório não sabem nem por onde começar. No entanto, como vimos acima, isso não deve ser um obstáculo para fazê-lo prosperar, uma vez que existem técnicas básicas que geram resultados a longo termo. Apesar da administração interna da clínica ser algo um tanto intimidador, a maioria das estratégias lucrativas começam por esses pequenos passos.
Além disso, por meio de uma gestão decente e um bom atendimento ao cliente – com toda a atenção e qualidade possíveis – todos os setores do seu negócio vão trabalhar em harmonia, otimizando ao máximo sua rotina, produtividade e capacidade de evitar erros.
Veja só algumas vantagens em saber como vender tratamento odontológico:
- recepção organizada, flexível e confiável;
- planos e serviços transparentes;
- treinamento dos funcionários;
- firmeza na palavra desde o atendimento por telefone ou website;
- limpeza e manutenção dos serviços (controle de qualidade);
- amostra da eficácia do trabalho.
Leia também: 8 Dicas Infalíveis de Marketing Para Dentistas
Como vender tratamento odontológico: conte com a Target Ads!
Vemos como uma boa gestão de consultório odontológico, especialmente na relação entre clínica e paciente, é essencial para impulsionar seu nome profissional em um cenário tão competitivo. Afinal de contas, providenciar o melhor serviço possível é ainda mais fácil quando você sabe exatamente onde aplicar seus recursos.
Mas e se a gente contar que saber como vender tratamento odontológico é apenas o começo para um sistema ainda mais grandioso? Como mencionamos no início, aplicar estratégias de marketing digital é um passo indispensável na era da informação – e quanto maior for a sua presença online, maior será o seu lucro físico.
Com um curso de marketing digital para dentistas (veja aqui nossas recomendações), você pode aprender a monitorar, por exemplo:
- o planejamento, a execução e a gestão de tráfego pago;
- as campanhas para captação e distribuição de leads;
- a criação e a gestão de conteúdo em seus perfis comerciais;
- o seu blog profissional, com artigos técnicos de autoria própria;
- os critérios rigorosos de design, produção e otimização de postagens;
- a divulgação de promoções e descontos por e-mail.
Com isso dito, às vezes nem tempo na sua rotina você terá para administrar tudo isso. Felizmente, é por esse motivo que empresas como a Target Ads existem – e nós podemos lhe oferecer a ajuda que você merece enquanto você se foca no que realmente importa: o seu trabalho de dentista!
Sendo uma equipe especializada, nosso objetivo é gerar clientes de forma rápida, mensurável e sustentável. Juntos, podemos integrar sua clínica no mundo digital por meio de estratégias do Facebook Ads, Google Ads e redes sociais sem que você se preocupe com nenhum detalhe técnico.
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Esperamos por você.