Como fazer uma campanha de Páscoa na odontologia: 6 passos

Como fazer uma campanha de Páscoa na odontologia

A Páscoa é mais do que um feriado nacional; esta data tão simbólica serve como um momento espiritual para a maioria das pessoas do ocidente, parando negócios corriqueiros e reunindo famílias em todo o mundo, especialmente no Brasil. Se você tem uma clínica odontológica, deve saber que a procura por tratamentos especializados aumenta antes de grandes comemorações – e aqui isso não é diferente. Por conta disso, criar uma campanha de Páscoa na odontologia pode trazer uma visibilidade ainda maior à sua marca, destacando o seu consultório dentre a concorrência e fidelizando mais clientes.

Hoje, discutiremos justamente essa estratégia de marketing, explicando como uma boa campanha de Páscoa na odontologia pode ser feita e as vantagens lucrativas que ela traz. Continue lendo para mais informações!

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Como criar uma campanha de Páscoa na odontologia em 6 passos

Ei, dentista – não é somente a qualidade técnica dos procedimentos que servem para fazer uma clínica crescer. Atrair e fidelizar pacientes é essencial para o sucesso da sua marca ao longo do tempo, e isso vale tanto na frente física quanto na virtual. Hoje em dia, várias ferramentas estão disponíveis online para aumentar a sua influência local, então devemos fazer um melhor uso delas do que a concorrência.

Abaixo, separamos 6 passos essenciais para você criar uma campanha de Páscoa na odontologia de qualidade. Note que nem todas as dicas se encontram no âmbito de marketing odontológico digital; para mergulhar seus pacientes nessa iniciativa de comemoração, adotar técnicas tradicionais de publicidade também é importante.

1. Utilize as redes sociais

O seu perfil profissional do Instagram (ou até do Facebook, se a grande parcela do seu público-alvo se encontra lá) deve ser constantemente atualizada com um conteúdo eficaz, informativo e atraente, independentemente da Páscoa. As mídias sociais servem de porta para qualquer informação do planeta – e a sua presença virtual deve começar por aqui, alcançando o maior número possível de perfis na comunidade.

Quando se trata de uma campanha de Páscoa na odontologia, você pode aproveitar a deixa para personalizar ainda mais o seu conteúdo, conscientizando as pessoas com mensagens positivas e incentivadoras. Isso inclui:

  • compartilhar dicas extras de cuidado com a saúde bucal depois do chocolate;
  • informar seus pacientes dos serviços que você está oferecendo nesta ocasião;
  • criar posts e stories com imagens personalizadas;
  • interagir com as pessoas abrindo enquetes e caixinhas de perguntas;
  • divulgar promoções e pacotes oferecidos (nada com o preço estampado);
  • promover anúncios específicos pelo Facebook Ads ou Google Ads;
  • e muito mais!

Poste em horários estratégicos, como no início da manhã ou no final da tarde, quando os clientes estão mais propensos a verificar seus dispositivos móveis. Inclua também uma chamada para ação clara – incentivando o agendamento de consultas e a entrar em contato para mais informações.

2. Faça SMS/WhatsApp marketing

Ao falar sobre a Páscoa, o primeiro pensamento da maioria das pessoas está nos chocolates e guloseimas consumidas durante essa época. Muitas famílias abrem uma “exceçãozinha” e acabam deixando de lado a saúde bucal, o que não é ideal. Certifique-se de fazê-las lembrar disso!

Seja por SMS ou WhatsApp – dadas as circunstâncias da sua predominância no cenário brasileiro, sempre recomendamos a segunda opção – mandar textos e avisos personalizados aos seus pacientes é uma forma fantástica de passar a sua mensagem profissional com intimidade e eficácia. Quer ver como?

Utilize o nome do cliente nas mensagens para torná-las mais pessoais e aumentar o engajamento. Por exemplo: “Feliz Páscoa, João! Não esqueça de cuidar da sua saúde bucal nesta Páscoa. Chocolate é bom, mas o seu sorriso é melhor ainda.”

Simples e curta, mas cirúrgica. Textos assim não são invasivos e podem tornar a data de alguém ainda mais especial – afinal, saber que você é cuidado não tem preço. Aproveite a ocasião para compartilhar algum breve conteúdo que a sua clínica produziu! Na maioria dos casos, tudo que postamos nas redes sociais também pode ser acessado e compartilhado nos meios de comunicação instantânea como o WhatsApp.

3. Faça e-mail marketing

De forma similar à abordagem por WhatsApp, o e-mail marketing pode ser uma ferramenta poderosa nessas horas. Isso é facilitado pelo fato de que toda clínica tem, em seu banco de dados, o e-mail de cada pessoa cadastrada – então enviar mensagens personalizadas na caixa de entrada dos seus pacientes se torna uma opção simples e acessível. Só tome cuidado para não parecer spam (porque ninguém merece!).

Na Páscoa, você pode usar o seu e-mail profissional para enviar dicas de cuidados com a saúde bucal e oferecer as suas promoções especiais para quem agendar uma consulta antes das festas. Quem sabe até não oferecer um desconto para os membros da família que agendarem juntos?

4. Ofereça brindes e descontos

Oferecer brindes e descontos aos seus pacientes é uma forma eficiente de comemorar o evento. Porém cuidado: no mundo odontológico, a publicidade e propaganda são estritamente reguladas por lei, o que limita essa ação em vários sentidos. Ainda assim, é possível oferecer kits com escova de dentes, fio dental e creme dental personalizado com a logo da clínica, por exemplo, além de descontos em tratamentos específicos, como clareamento dental e dentaduras para os vovôs que estão precisando.

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5. Decore sua clínica odontológica

Coelhinhos, cenouras, ovos, decoração em tons pastel? Tudo isso pode beneficiar o seu comprometimento em realçar o simbolismo da data. Decorar pelo menos a recepção com elementos de Páscoa vai ajudar a causar uma boa impressão e conforto, especialmente no atendimento às crianças – que já chegam ao consultório com medo e podem relaxar mais ao entrar em um ambiente colorido.

No fim do dia, apostar em brinquedos de pelúcia e quadrinhos para deixar o consultório sem fazer muitas alterações é a escolha mais sutil que você pode fazer. Usar um par de orelhas de coelho, roupas mais coloridas, máscaras e toucas com estampas fofas… tudo isso também ajuda! A melhor parte é que eles podem ser reutilizados todo ano, o que traz um baita custo-benefício a essa ideia.

6. Promova um concurso de fotos de família

Todo mundo gosta de se sentir incluído e importante na comunidade. Se você tiver intimidade suficiente com seus pacientes e uma boa reputação, fazer um mural de fotos de suas famílias na festa de Páscoa pode ser uma ótima opção. 

Seus pacientes podem enviar cliques de seus filhos fantasiados para a data ou compartilhando um momento especial em família, por exemplo. Você pode exibir esses registros em um mural na própria recepção ou, com o devido consentimento, até compartilhar as melhores fotos nas redes sociais.

Vantagens da campanha de Páscoa na odontologia

Além de todos os fatores mencionados aqui, dedicar um tempinho à comemoração da Páscoa, por mais simples que seja, gera resultados de longo termo para o seu negócio. Veja só alguns benefícios trazidos por uma boa relação entre clínica e paciente:

  • as famílias se sentem incluídas e são lembrados da sua importância;
  • um laço mais forte de comunidade é criado;
  • pessoas podem comentar da sua clínica com outras pessoas interessadas;
  • gera uma melhor reputação ao seu nome profissional;
  • conscientiza as pessoas de uma imagem pública de forma menos invasiva;
  • um conteúdo relevante e informativo é compartilhado;
  • estabelece um maior senso de familiaridade e intimidade com a marca.

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Todos sabemos que a rotina de um consultório odontológico pode ser uma loucura – especialmente em datas comemorativas como a Páscoa, onde as atividades aumentam de acordo com a demanda. Se a sua preocupação é não ter tempo de administrar estratégias de marketing digital por estar tão ocupado, tudo bem! A Target Ads está aqui para dar uma mãozinha.

Querendo ou não, criar uma campanha para a Páscoa na odontologia requer qualidades de paciência e dedicação – coisas que um gestor especializado tem de sobra. É para isso que nossa equipe existe: com um serviço de qualidade, confiança e eficiência, disponibilizamos aos nossos clientes a experiência de quem já trouxe milhares de reais em lucro para vários dentistas. Quer saber como?

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