Essa é a pergunta do milhão em se tratando de anúncio no Facebook e Instagram.
Escrevemos esse guia há alguns anos, e a verdade é que muito mudou desde então – por isso decidimos atualizá-lo.
Avançamos para 2023 e a paisagem digital continua a evoluir, com o Facebook e o Instagram se adaptando e trazendo novas funcionalidades. Neste contexto, há algumas adições modernas que você pode aplicar às estratégias já mencionadas para atrair um público de alto padrão nessas plataformas.
O primeiro caminho, e mais rápido, é através do simples direcionamento de Demografia/Comportamentos que o gerenciador de anúncios oferece. Em 2023, um recurso adicional que pode ser utilizado para aperfeiçoar ainda mais essa estratégia é o Facebook Household Income. Este recurso permite que você segmente anúncios para famílias que se encontram em certos percentuais de renda no local onde vivem, criando um grupo-alvo mais definido.
Antes era possível fazer um direcionamento por renda familiar, mas depois que a parceria entre Facebook e Serasa acabou já não é possível mais.
Existem outros direcionamentos possíveis de testar para pegar pessoas com renda alta, como por exemplo por cargos. Uma atualização importante é que agora, tanto o Facebook quanto o Instagram permitem o direcionamento com base na formação educacional e no campo de estudo. Isso oferece uma oportunidade para segmentar ainda mais o público-alvo, mirando em profissões de alta renda e respectivos campos de estudo.
Depois que seu público estiver direcionado, é importante investir um bom tempo em um anúncio de qualidade. Ainda mais hoje em dia, quando as plataformas estão cada vez mais saturadas, a qualidade do conteúdo é crucial para se destacar. Lembre-se: o seu anúncio também é, por conta própria, um filtro.
O segundo caminho, mais confiável e também difícil, de conseguir atrair pessoas com alto poder aquisitivo, é através de conteúdo constante de valor. Se você vende imóveis de alto padrão, é importante postar conteúdos relevantes com frequência – e distribuí-los para as pessoas corretas. Aqui, em 2023, é imperativo tirar proveito das novas funcionalidades de conteúdo do Facebook e Instagram. O Reels do Instagram, por exemplo, é uma ferramenta poderosa para aumentar o envolvimento e alcançar uma nova audiência, e tem demonstrado ser particularmente eficaz na conquista de um público de alto padrão.
Quando você cria um público que segue seu conteúdo, fica bem mais fácil de vender.
O terceiro caminho, e cada vez mais essencial, é a maximização da funcionalidade dos grupos de anúncios dinâmicos. Esse recurso permite que você segmente de forma inteligente o seu público-alvo com base nas interações recentes dessas pessoas com seu site ou aplicativo. Ao configurar anúncios dinâmicos, você pode alvejar pessoas que visualizaram produtos ou serviços específicos, aumentando a relevância de seus anúncios para um público de alto padrão.
O quarto caminho que surgiu com o avanço tecnológico é o uso de Inteligência Artificial (IA) e Aprendizado de Máquina (ML). Estas ferramentas estão cada vez mais integradas às plataformas de redes sociais, ajudando as empresas a segmentar e atingir efetivamente seu público-alvo. Por exemplo, os algoritmos de IA/ML podem analisar padrões de comportamento do usuário e preferências para ajudar a personalizar anúncios que se alinham com o interesse de usuários de alto padrão.
Além disso, a automatização dos anúncios é uma estratégia que ganhou força. Os anúncios automáticos do Facebook e do Instagram podem ajudar a otimizar o desempenho dos seus anúncios, automatizando as decisões de otimização. Essa estratégia reduz o trabalho manual e ajuda a alcançar seus objetivos de negócios mais eficientemente, permitindo que você se concentre mais na criação de conteúdo de qualidade para seu público de alto padrão.
O quinto caminho explora a crescente tendência dos anúncios em vídeo. Com o consumo de vídeo em ascensão, criar anúncios em vídeo de alta qualidade e direcionados pode ser uma maneira eficaz de atrair e envolver um público de alto padrão. Além disso, tanto o Facebook quanto o Instagram têm feito melhorias significativas na forma como os anúncios em vídeo são apresentados e consumidos, dando ainda mais razões para investir nesse tipo de conteúdo.
Em meio a todas essas inovações e estratégias, um fator permanece constante: a necessidade de entender profundamente seu público-alvo e adaptar suas abordagens para se conectar com eles da maneira mais eficaz. Em última análise, independentemente das ferramentas ou estratégias que você escolher, o mais importante é fornecer conteúdo de valor que ressoe com o público de alto padrão que você deseja alcançar.