Como calcular o CPA de uma campanha?

Uma das métricas mais importantes, se não a mais importante, das suas campanhas no marketing digital  é o seu CPA (Custo por ação ou custo por aquisição). Como já diz o nome, o CPA mede quanto você está pagando por cada ação desejada da sua campanha.⠀⠀⠀⠀⠀

Para medir o CPA, o primeiro passo é definir exatamente qual o objetivo da sua campanha. Você busca visualizações de vídeo? Downloads de um ebook? Cadastros no seu site ou landing page? Envolvimentos com uma postagem?  O objetivo da sua campanha é a ação desejada.

O CPA é calculado da seguinte forma:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
CPA = Total Gasto / Ações Efetuadas

Então, por exemplo, se estamos fazendo campanha para divulgação de um Ebook, gastando R$ 1000 em anúncios e tendo 100 downloads (100 cadastros na lista) o CPA dessa campanha é de R$ 10.

Ou, se temos uma postagem com R$ 10 gastos e 1000 envolvimentos, o seu CPA  é de R$ 0,01.

É importante manter essa métrica em mente para observar se o seu CPA está subindo ou descendo em determinada campanha. Um CPA muito caro é sinal de que você provavelmente precisa avaliar sua estratégia de lances ou criativo. Um CPA barato é sinal de que provavelmente está na hora de escalar suas campanhas.

pt_BRPortuguês do Brasil