Quando você se forma em medicina e começa a exercer a profissão, existe um mar de opções. Ao escolher iniciar seu consultório ou clínica própria, uma das principais preocupações é em como lotar sua agenda e gerar receita.
É aí que você percebe que sabe pouco ou nada de marketing, muito menos de marketing médico – e por isso a está cometendo alguns erros comuns.
Veja abaixo 3 erros críticos a evitar no no marketing do seu consultório ou clínica.
1 ) Não ter uma estratégia de indicação
Todo mundo sabe que indicações movimentam muito consultórios e clínicas. Em alguns casos, elas podem representar quase que 100% do fluxo de novos atendimentos (e isso não é exatamente um bom sinal, pois indica que você está dependendo de somente 01 canal de marketing – e um que não é previsível).
De qualquer forma, é essencial que você possua uma estratégia que incentive os pacientes a indicarem e compartilharem seu consultório ou clínica, assim você inicia a construção do chamado funil ampulheta na sua clínica:
A maioria dos consultórios e clínicas médicas não tem um plano desses em andamento.
Mas afinal, como você pode fazer uma estratégia de indicação para seu consultório?
PRIMEIRO PASSO: Faça um bom atendimento
Parece óbvio, mas não é. O primeiro passo é oferecer um atendimento realmente diferenciado, atencioso e preocupado. Nesse caso, o conceito de overdelivery é interessante.
Em essência, overdelivery é quando você entrega mais do que o cliente (nesse caso, paciente) esperava. De fato, é quando você entrega muito mais do que o previamente combinado ou esperado pelo seu paciente..
Perca alguns momentos e pense: como você pode aplicar isso no dia a dia do seu consultório? Como você pode surpreender seu paciente? Muitas vezes, coisas simples podem fazer toda a diferença.
Abaixo, algumas práticas que podem parecer bobas, mas que fazem seu atendimento se diferenciar completamente do resto da concorrência – e aí você está no caminho para fidelizar um paciente.
– Explicar didaticamente o tratamento ou a condição que o paciente apresenta (através de vídeos, desenhos ou qualquer recurso mais visual)
– Oferecer alguma lembrancinha ou presente, como uma balinha ou bombom
– Recomendar os melhores locais para realização de exames em termos de custo x benefício
– Se certificar de que o paciente entendeu sua condição e seu tratamento
– Entregar algum material explicando a condição ou tratamento para facilitar
– Fazer acompanhamento com o paciente via WhatsApp ou até ligação telefônica
SEGUNDO PASSO: Incentive o compartilhamento
Considerando que o atendimento tenha sido bom, o paciente só precisa de um empurrãozinho para compartilhar a sua experiência nas redes sociais.
Que tal preparar um cartãozinho com um bombom agradecendo o paciente pela preferência e colocando seu contato nas redes sociais para compartilhamento no stories?
Ou então enviar um cartão em formato pdf, via WhatsApp, pedindo que avalie o atendimento no Google Meu Negócio e poste um stories no Instagram marcando o consultório? Isso ajuda muito no seu ranqueamento no Google depois!
Essas são algumas ideias simples, que não exigem muito trabalho – mas sim um hábito de se preocupar e incentivar seu paciente a avaliar e recomendar seu atendimento – e que podem fazer toda a diferença, até mesmo no curto prazo.
2) Não investir em tráfego pago
A maioria dos consultórios e clínicas médicas não faz a mínima ideia do que é tráfego pago, e isso é um erro grave. Tráfego pago, em essência, são anúncios nas mídias digitais, como Google, Facebook, Instagram, Youtube e LinkedIn.
Especialmente quando você está iniciando, destinar um valor para campanhas nas principais redes de anúncios (Google Ads, Facebook Ads) pode fazer toda a diferença.
Esse investimento faz seu negócio ter uma visibilidade muito maior do que caso ficasse somente no tráfego orgânico (que é importante de ser trabalhado também, mas isso é tema para outro post.)
Mas cuidado! Não coloque muito dinheiro e espere milagres. É preciso ter uma estratégia clara, conhecer minimamente as redes, tipos de anúncio, e preparar seu time de atendimento para fechar quem entrar em contato por essas campanhas.
De nada adianta investir em tráfego se seu atendimento comercial não está preparado,
De qualquer forma, veja abaixo duas campanhas de tráfego pago que podem fazer toda a diferença no seu marketing médico:
>> Campanha na rede de busca do Google Ads <<
Essa é uma campanha simples e uma das mais eficazes. Você simplesmente paga para aparecer nos primeiros resultados em determinadas buscas no Google – e não somente aparecer, você paga somente quando alguém clica e entra no seu site (ou landing page).
Então, se você for um dermatologista com atuação em Curitiba, por exemplo, se certifique de anunciar em palavras como “dermatologista curitiba” ou “tratamento de acne curitiba” para aparecer nos primeiros resultados na sua região.
Esse é um tipo de campanha que geralmente gera leads mais qualificados, pois você está anunciando diretamente para alguém que está ativamente buscando pelo seu serviço – ao contrário de mídias interruptivas, como televisão, rádio ou até Instagram – nas quais a pessoa não está buscando pelo seu anúncio.
No entanto, fique atento: a concorrência no Google Ads tende a ser alta, e o volume de leads mais baixo. Destine uma verba para essa campanha e monitore de perto os resultados (para monitorar, você vai precisar acompanhar o setor comercial, por isso o próximo ponto deste artigo é importantíssimo).
>> Campanha de tráfego para perfil no Instagram <<
Uma campanha que tende a dar um resultado bem interessante em termos de seguidores (e, se você tiver um bom perfil, consequentemente de novas consultas também) é a de tráfego para perfil no Instagram e pode ser usada no seu marketing médico.
Basicamente você escolhe alguns anúncios (ou postagem) e direciona para um público determinado na sua região (pessoas de determinada idade, sexo, com alguns interesses ou comportamentos específicos).
Essa postagem levará para o seu feed do Instagram – e lá, se você tiver os elementos corretos e postagens realmente interessantes, poderá ganhar novos seguidores e novas consultas.
3) Não ter um CRM rodando
Esse é um dos principais e a grande maioria das clínicas e consultórios comete.
Simplesmente não possuem um sistema de gestão de relacionamento com clientes, o famoso CRM (Customer Relationship Management).
É através do CRM que você consegue acompanhar o andamento do seu funil de vendas. Ele dá resposta pra perguntas essenciais, como:
Quantos leads novos entraram? Até qual etapa eles foram? Qual campanha gerou mais consultas? Qual campanha gerou mais receita? Qual atendente fecha mais consultas? Qual canal de marketing dá mais resultado?
Esse último ponto é importantíssimo para saber quais ações em quais redes estão dando mais resultados.
Será que é a campanha na rede de busca do Google? Ou será que são os impulsionamentos no Instagram? Ou será que são as indicações?
A maioria dos consultórios não sabem responder isso em relação ao seu marketing médico – e aí, na verdade, estão simplesmente fazendo marketing às cegas.
Um CRM que geralmente recomendamos para os clientes da Target Ads é o Pipedrive, que apresenta planos acessíveis e com as principais funcionalidades que você precisa. Dê uma olhada 🙂