A importância da publicidade no mundo odontológico é indiscutível – especialmente quando falamos de novos profissionais adentrando esse mercado de trabalho tão competitivo. Como você pode ler no nosso guia de marketing odontológico, criar um plano com retorno financeiro é o ideal para fazer sua marca crescer no meio digital. Por isso, neste artigo separamos 8 dicas essenciais de marketing para dentistas, nos aprofundando em algumas estratégias infalíveis que você pode estar implementando na sua clínica.
Por que investir em marketing para dentistas?
Para se destacar entre concorrentes no mundo odontológico, toda e qualquer estratégia é bem-vinda. E fala a verdade: tem coisa mais fácil do que usar a Internet a seu favor?
Assim como em qualquer ramo de atividade, profissionais da área da saúde não dispensam técnicas para aumentar a sua influência local. O Brasil é o país com o maior número de dentistas no mundo – e isso significa que o mercado está cada vez mais acirrado. Nesse sentido, quanto maior for o diferencial da sua marca, maior será a força da sua clientela.
Implementar o marketing para dentistas significa investir na divulgação do seu negócio e na fidelização de clientes. Com nossas dicas a seguir, você pode solidificar sua identidade visual, espalhar seus serviços entre círculos sociais e, claro, aumentar sua autoridade como profissional.
As 8 dicas essenciais de marketing para dentistas
Nos dias de hoje, o cerne do marketing digital se baseia em três fatores:
- conscientizar as pessoas de uma imagem pública de forma menos invasiva;
- criar conteúdo relevante e informativo para ser compartilhado;
- estabelecer senso de lealdade, confiança e familiaridade com a marca.
Com isso dito, as 5 estratégias que listamos podem ser adotadas individualmente, mas geram um lucro ainda maior quando trabalhadas juntas. Portanto, o recomendável é sempre obter ajuda com uma agência ou profissional especializado, ainda mais se for sua primeira iniciativa. Veja:
1 – Faça seu website aparecer
O Google é a ferramenta de busca mais usada no mundo. Seja em páginas, postagens ou perfis comerciais, o ideal é que sua marca apareça como uma resposta de busca de alguma forma ou de outra. Por isso, conseguir visibilidade no Google é o passo mais importante do marketing para dentistas.
Ter um website particular é a melhor forma de fazer isso. Com ele, você pode concentrar todos os seus serviços e dados em um só lugar, investindo também em estratégias de SEO (Search Engine Optimization) para fazer o seu conteúdo ranquear na página de pesquisa com palavras-chave e um texto fluente. Além disso, informações da sua clínica – como endereço e telefone – devem estar sempre atualizadas e acessíveis a qualquer um.
2 – Use os recursos do Google
No quesito de organização, o Google Meu Negócio é extremamente importante. Com funções técnicas e de fácil acesso, seu objetivo é administrar as informações comerciais do seu negócio, sendo um portal para gráficos de resultados e investimentos e, além de tudo, linkando sua clínica às demais redes sociais. Por meio dele, você pode calcular os específicos e ver quais estratégias de marketing funcionam e quais não.
3 – Esteja presente nas redes sociais
Falando em redes sociais, não é à toa que o Facebook se tornou a central de atendimento de muitas empresas. São mais de 130 milhões de usuários brasileiros – e cada conta pessoal pode ser usada como lucro. Com uma simples conta comercial, você pode divulgar os seus serviços e produtos, conectar-se com pessoas locais, comentar em artigos da área odontológica e muito mais. Com um perfil virtual, até as pessoas que não passeiam pela cidade vão saber da sua existência!
4 – Invista em marketing de influencers
O engajamento é a chave aqui. Por meio de estratégias no Facebook e Instagram (as duas principais plataformas para marketing online), você pode determinar o seu público-alvo e mantê-lo atualizado com dicas, conteúdos, fotos, recomendações e opiniões de clientes, etc. Esse também é o jeito mais rápido de espalhar a sua identidade visual e se distinguir dos concorrentes mais desatualizados. Além disso, o sistema de mensagens instantâneas dessas redes é tão importante quanto o próprio WhatsApp, uma vez que você pode responder a perguntas diretas de forma mais pessoal.
Crie postagens interativas, fale sobre tratamentos e perigos, monte eventos na comunidade, responda a perguntas individuais, abrace sugestões e estabeleça parcerias de profissão – o networking sempre vai colocar os seus serviços de dentista na boca do povo. Aproveite a oportunidade para compartilhar experiências!
5 – Estimule o relacionamento com clientes por e-mail
Adicionando à seção anterior, criar laços de confiança com seus clientes vai além das redes sociais. A interação entre empresa e cliente chega a ser mais importante do que se pensa: uma boa primeira impressão e um atendimento atencioso fazem toda a diferença.
Apesar de existirem meios mais populares nos dia de hoje, a força dos e-mails no marketing para dentistas ainda persiste. Interações por e-mail podem ser mais extensas, explicativas e técnicas, algo que também impulsiona sua reputação como profissional. Leia tudo sobre e-mail marketing aqui.
6 – Utilize o WhatsApp sempre que puder
Ademais, não é preciso dizer que o WhatsApp é um aplicativo essencial para esse relacionamento. Como dissemos, um bom atendimento é o que fideliza o cliente acima de tudo, então certifique-se de mandar mensagens e promoções sempre que possível – mas sem muita invasão de privacidade.
Para uma melhor gestão, você pode usar o WhatsApp Business, uma plataforma para negócios que conta com funções automatizadas e estatísticas de comunicação – sendo, praticamente, a contraparte do Google Meu Negócio.
7 – Crie campanhas pagas com Google Ads e Meta Ads
A parte mais importante do marketing para dentistas; sem campanhas pagas, o ritmo com que sua influência cresce será lento e árduo. Para quem não é familiar com o termo, uma campanha paga se trata de anúncios – o famoso tráfego pago de que tanto escutamos por aí – que você mesmo fabrica e movimenta na Internet usando o seu próprio orçamento.
Os resultados de campanhas pagas dependem do seu público-alvo, da sua persona, e do quanto você investe na movimentação. Aqui também entram o Google, o Facebook e o Instagram, sites que filtram a preferência e o gosto da sua clientela para lhes exibir anúncios que chamam a atenção. Neste caso, uma plataforma complementa a outra, então investir em publicidade multimídia é o caminho certo.
Mais uma vez, é importante que você consulte um profissional para fazer esse serviço técnico da maneira correta – pois o seu dinheiro precisa ser gasto no setor certo, assim evitando desperdícios. Assim como o Google Meu Negócio, o Meta Business Suite é a plataforma ideal para verificar os resultados na sua conta comercial.
8 – Conheça sua concorrência
Originalidade é a alma do negócio. Para muitos, quem não está presente na Internet não existe, então uma boa imagem de dentista é o que você necessita.
Para sua clínica ficar conhecida e ter credibilidade, não adianta copiar todas as estratégias do seu concorrente. Estude o que dá certo, o que dá errado, e implemente a abordagem mais convidativa ao seu perfil. Não esqueça que seus colegas de trabalho, embora concorrentes, podem te recomendar a outros clientes no futuro, então evitar inimizades tem que ser o seu código de ética.
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