Marketing odontológico: Um guia completo de 5 estratégias

Marketing odontológico

Investir em marketing odontológico é um investimento necessário para trazer um crescimento orgânico para a sua clínica. Quando falamos de dentistas recém-formados que acabaram de abrir seus locais de trabalho, por exemplo, muitas vezes sua influência local demora para se espalhar pela região, especialmente em meio a tanta competitividade nos centros urbanos atuais.

No entanto, você não precisa se preocupar. O alto fluxo de concorrência não se mostra um empecilho tão difícil de superar quanto antigamente. Com as estratégias de marketing digital, hoje em dia é possível adquirir uma base de clientes que só tende a aumentar.

Claro, isso não é diferente para a área da saúde, na qual o profissionalismo é valorizado acima de tudo. Se a sua clínica odontológica busca divulgar seus serviços com eficiência e credibilidade, existem alguns passos que você pode tomar para gerar resultados rápidos e certeiros.

Neste artigo, explicaremos mais a fundo a importância do marketing odontológico para a relação entre doutor e paciente – assim como suas vantagens a longo termo e como você pode implementar um plano estratégico para o seu negócio.

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Benefícios do marketing odontológico para a sua clínica

O objetivo principal do marketing odontológico é divulgar a sua marca e conseguir clientes. Com o avanço tecnológico das redes sociais, as plataformas casuais de comunicação nunca foram tão acessíveis – e isso significa estabelecer contato com um maior número de pessoas a todo tempo.

Dentre os diversos benefícios que o marketing online pode trazer à sua clínica estão:

  • Custo reduzido e maior lucratividade;
  • Comunicação natural entre clientes e funcionários;
  • Menores taxas de adimplência;
  • Otimização do trabalho profissional e gestão da empresa;
  • Fidelização do atendimento e serviços disponíveis;
  • Melhor reputação ao seu nome.

Diferentemente do que muitos ainda acreditam, a publicidade no meio da saúde não deve ser mal vista. Apesar de ser considerado um assunto controverso, divulgar os resultados reais do seu trabalho não é uma coisa imoral – pelo contrário; além de servir como oportunidade de empreendedorismo saudável, você ainda cria laços de confiança com a comunidade ao seu redor e estabelece referências para a sua área de especialidade.

As estratégias essenciais de marketing odontológico

Antes de criar um plano estratégico, é crucial sabermos algumas coisas que servem de base para o sucesso.

A primeira delas é o público-alvo – em particular, o seu perfil psicográfico. Recolha informações como idade, gênero, grau de escolaridade, hábitos culturais e, talvez o principal, os maiores problemas enfrentados na sua região (estética dental, saúde bucal, convênio médico, entre outros).

Com isso, você já pode ter uma ideia de como desenvolver o próximo passo: o conteúdo que você precisa compartilhar com o seu público. Que dicas e curiosidades os seus pacientes buscam? Que tipo de serviço chama a atenção desse pessoal? Qual é o alcance online que existe entre vocês?

Uma ótima experiência virtual (como atendimento personalizado) é a melhor primeira impressão que alguém pode oferecer. Dessa forma, procure ser consistente desde o início – sempre chamando atenção ao seu consultório, enfatizando sua localização, seus serviços, depoimentos de clientes passados e seus conceitos de ética.

Lembre-se: a identidade visual da sua clínica odontológica depende do marketing e vice-versa. Começar com o pé direito é a fórmula do sucesso – assim como inferir o orçamento necessário para tirar o seu plano do papel.

Marketing odontológico
No marketing tradicional ou digital, a busca por resultados nunca para!

Como criar um plano de marketing odontológico do zero

Agora que você sabe o quanto pode investir e no que quer investir, é hora de colocar as suas estratégias em prática. Um bom plano de marketing odontológico se resume a pelo menos 5 coisas principais: produção de conteúdo, anúncios de tráfego pago, redes sociais interativas, parcerias na comunidade e presença em eventos locais.

É importante ressaltar que as duas primeiras são imprescindíveis para fazer a coisa andar. Um crescimento orgânico (ou seja, sem investimento monetário) é possível, mas algo que leva anos e anos para gerar um retorno financeiro decente. Abaixo discutiremos mais a fundo cada um destes pontos.

1. Crie conteúdo para o seu website particular

Ter o seu próprio website é chave para gerar visibilidade – ele serve como o seu endereço virtual, literalmente, e um portal da sua clínica para todo mundo que acessá-lo. Nele você pode incluir informações como:

  • O endereço físico da sua clínica e como agendar uma consulta;
  • Os serviços e produtos que você providencia;
  • Um atendimento virtual em tempo real;
  • A identidade visual da sua empresa;
  • Artigos sobre assuntos da área odontológica.

Este último ponto é, por sua vez, o mais importante – uma vez que um blog profissional será o primeiro contato que muitos clientes terão com você. Artigos que respondem a dúvidas frequentes, que atualizam as perguntas mais procuradas na Internet, que oferecem um texto simples e acessível para todos – esses são fatores cruciais para que as pessoas cliquem no seu blog, gostem do conteúdo apresentado e procurem a sua ajuda médica. Vê como uma coisa leva à outra?

Para complementar essa estratégia de marketing odontológico, além de tudo, você pode usar serviços de otimização de SEO. Estes se baseiam em técnicas de escrita para ranquear os seus artigos na primeira página do Google. Interessante, não é?

Leia aqui: As melhores palavras-chave para dentistas – guia de SEO

2. Invista em mídias pagas

Publicidade e propaganda na odontologia

Os anúncios são o cerne do marketing digital. Sem eles, impulsionar a sua marca no mundo online é extremamente demorado. Muita gente acha que só um perfil básico no Instagram e Facebook é suficiente para crescer – o que não poderia estar mais longe da verdade.

Mídias pagas são controladas por um sistema de tráfego que, assim como qualquer outra propaganda no meio virtual, visa atingir seu público-alvo acima de tudo. Esses anúncios aparecem em sites que seus clientes visitam e em suas redes sociais, por exemplo, onde há um contato constante com o que você está divulgando.

Falando em divulgação, aqui vai uma lista do que pode ser anunciado e publicado de acordo com as regulamentações pertinentes a Odontologia:

  • Áreas de atuação, procedimentos e técnicas de tratamento;
  • Especialidades, desde que inscritas no Conselho Regional;
  • Títulos de formação acadêmica;
  • Logotipo da empresa;
  • Endereços, telefones, horário de atendimento, e-mail, convênios, credenciamentos e atendimentos;
  • Vídeos de animação gráfica de técnicas comprovadas cientificamente;
  • Artigos, máterias, notícias e informações que buscam orientar a população geral sobre a saúde bucal.

3. Divulgue seus serviços nas redes sociais

Com certeza a primeira ação que vem à cabeça – e por um bom motivo. Usar a nossa Internet do dia a dia, com o nosso celular do dia a dia, é o modo mais simples de se conectar com seu círculo local de pessoas. E a melhor parte: não tem custo.

Quem não tem uma página do Instagram hoje em dia, não é? Use isso ao seu favor. Para gerar mais engajamento ao lado dos anúncios, o seu perfil empresarial deve alcançar o maior número possível de contas pessoais. Isso vale tanto para o Instagram quanto para o Facebook!

Faça comentários em hashtags pela sua cidade, siga pessoas próximas que possuam um círculo social influente, poste fotos chamativas dos seus serviços e produtos (sempre respeitando os regulamentos do CFO) e coisas assim para ampliar a sua voz.

Recorra às redes sociais para aumentar seu círculo de influências!

Além do Meta, o Google My Business é uma plataforma de extrema importância para seus anúncios, produtos e serviços. Como o Google é o maior mecanismo de busca na Internet, ele centraliza toda essa parte de negócios em um só lugar para conectar sua empresa a clientes em potencial.

4. Crie parcerias de valor

Não é de se surpreender que o Brasil é o país com o maior número de dentistas no mundo – então qualquer diferencial entre seus membros já conta bastante. No entanto, isso não significa que você não pode criar laços com o seu vizinho concorrente.

Tudo se baseia em acordos bilaterais: você indica seu colega para determinados serviços e ele também indica você. O princípio das parcerias é evitar rivalidade desgastante e abranger um número maior de pacientes ao mesmo tempo. Lembra da reputação que mencionamos anteriormente? Pois é – faça amizades!

Além disso, busque também fazer parcerias com Influencers. Não importa a sua cidade, temos certeza que existem influencers locais, e tem mais, eles com certeza tem interesse nos seus serviços. Negocie trocas e contratos de representação para que eles divulguem sua marca. Parece uma dica pequena perdida no meio de um artigo grande, mas acredite, isso é essencial.

5. Participe de eventos

Disseminar a sua marca para a população também depende do bom relacionamento com a sua comunidade. Além de parcerias com outros consultórios, participar de eventos de odontologia é uma ótima maneira de fazer networking. Congressos, palestras, simpósios, encontros e exposições, tudo isso: trocar o contato com colegas especialistas lhe traz experiência, admiração e respeito.

Isso posto, talvez seja mais importante ainda participar de eventos da sua comunidade local, participar como palestrante de eventos da prefeitura, ou da associação de empresários da cidade. Não espere o convite chegar, ou a oportunidade de se apresentar surgir. Se esse tipo de evento não existe, sugira e se ofereça para que ele exista.

Em quanto tempo os resultados de marketing odontológico se revelam?

Os resultados de qualquer investimento variam de região para região e levam muito em conta as estratégias adotadas. Dito isso, o retorno financeiro e a conversão de novos pacientes surge imediatamente quando se faz anúncios, parcerias com influencers e eventos. Isso posto, resultados orgânicos como aparecer nas pesquisas do Google e naturalmente nas redes sociais demoram bem mais, mas eventualmente também acontecem.

Mais um motivo, aliás, para você valorizar a inserção de metas e avaliações em seu plano estratégico, de forma que você sempre saiba o que funciona e o que não funciona.

No fim do dia, os resultados anuais são tão cruciais quanto os mensais, então ter a ajuda de alguém de confiança para tomar te ajudar a pensar no que investir primeiro é sempre o recomendável. Quanto mais eficiente for sua a equipe de comunicação, mais produtivo será o seu trabalho como profissional e melhor vista será a sua clínica. Nunca perca o foco e invista onde você sabe que haverá retornos!

Gere clientes com a Target Ads

Além do conhecimento técnico na área de odontologia, lidar com todas essas estratégias ao mesmo tempo requer qualidades de paciência e dedicação de um gestor. Afinal de contas, quanto mais a sua clínica cresce e quanto mais a sua marca fica conhecida, mais as ferramentas de propaganda e comunicação com o cliente se tornam complexas.

Estratégias de marketing odontológico podem ser adotadas por qualquer um, mas talvez mantê-las e organizá-las seja o maior desafio. Por isso, empresas como a Target Ads foram formadas para auxiliá-lo nesse processo. Com um serviço de qualidade, confiança e eficiência, disponibilizamos aos nossos clients a experiência de quem já trouxe milhares de reais em lucro para vários dentistas.

Com avaliações, métricas, critérios rigorosos de design e produção de conteúdo para anúncios e redes sociais, nós da Target Ads estamos prontos para cuidar do seu marketing permitindo que você foque no que realmente importa, prestar ótimos serviços ao seus clientes. Você não precisa se preocupar em desenvolver estratégias sozinho – com a nossa equipe, trabalharemos lado a lado para gerar frutos duradouros ao seu negócio!
Saiba mais sobre os nossos serviços aqui e entre em contato ainda hoje!

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