O que saber do marketing digital para clínicas odontológicas

Marketing digital para clínicas odontológicas

Você está prestes a abrir um consultório e não sabe por onde começar a atrair pacientes. Esse é um cenário comum para diversos recém-formados no Brasil – mas não há motivo para se preocupar. Com o advento da tecnologia e das mídias sociais, as estratégias de publicidade para destacar sua clínica das demais evoluíram muito. Neste artigo, apresentaremos algumas delas, assim como os regulamentos que você precisa saber sobre o marketing digital para clínicas odontológicas.

Aproveite e leia também o nosso guia definitivo de marketing odontológico, onde entramos em detalhes quanto às suas peculiaridades.

O papel do marketing digital para clínicas odontológicas

O objetivo principal do marketing digital para clínicas odontológicas é divulgar a sua marca e conseguir clientes. Evidentemente, isso significa estabelecer contato com um maior número de pessoas a todo tempo.

Dentre os diversos benefícios que o marketing online pode trazer à sua clínica estão:

  • Custo reduzido e maior lucratividade;
  • Comunicação natural entre clientes e funcionários;
  • Menores taxas de adimplência;
  • Otimização do trabalho profissional e gestão da empresa;
  • Fidelização do atendimento e serviços disponíveis;
  • Melhor reputação ao seu nome.

A melhor parte de tudo isso é que, em uma clínica, você geralmente não está sozinho – e compartilha o estabelecimento com colegas de profissão. Se esse for o caso, as estratégias de divulgação são ainda mais maleáveis, na melhor das hipóteses tendo metade do custo e gerando o dobro de lucros. Em apenas um ponto de referência, os clientes terão conhecimento de pelo menos dois profissionais e uma rede de serviços autênticos, agregando ainda mais valor à marca.

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Os regulamentos de divulgação para clínicas odontológicas

Assim como qualquer ação na área da saúde, o marketing digital para clínicas odontológicas tem suas restrições legais. Antes de elaborar qualquer plano de publicidade, é importante ter em mente quais são elas para prevenir futuros problemas com a justiça.

A lista a seguir coleta os principais pontos do Código de Ética do Conselho Federal de Odontologia (CFO). No marketing digital para clínicas odontológicas, para preservar uma boa imagem do seu nome, é importante seguir cada um deles com cautela.

“Antes” e “depois” (fonte: Eduardo Barbosa)
  • Regra 1: Fotos de “antes” e “depois” de cirurgias e tratamentos sempre foram estritamente proibidas como recurso de marketing. No entanto, como regulado pela Resolução do CFO 196/2019, situações de diagnóstico (antes) e resultado estético final (depois) podem ser divulgadas pelo cirurgião-dentista de forma sutil. Contudo, uma vez que a opinião pública ainda se divide no assunto, o ideal é evitar esse tipo de abordagem ao máximo.
  • Regra 2: Similarmente, é proibida a divulgação de preços, formas de pagamento e promoções nos anúncios da clínica. Como médicos, o valor deve ser atribuído ao cliente dentro da consulta ou por um meio direto de contato.
  • Regra 3: Publicar procedimentos e técnicas não comprovadas cientificamente é considerado antiético. Por motivos óbvios, usar equipamentos e instalações não aprovadas por órgãos competentes também pode trazer problemas irreversíveis.
  • Regra 4: Você não pode expressar uma opinião negativa do seu colega de profissão – incluindo as técnicas usadas, o jeito de trabalhar e os resultados obtidos.
  • Regra 5: É infração gravíssima oferecer procedimentos gratuitos a fim de atrair clientela ou promover a clínica na cidade.
  • Regra 6: Nas informações digitais da clínica, em qualquer perfil ou conta virtual – especialmente WhatsApp – é obrigatório constar o nome e número da pessoa física e jurídica. No caso da maioria das clínicas, os dados de todos os cirurgiões-dentistas que exercem a atividade ali.
Perfil profissional típico

Estratégias primordiais de marketing para dentistas

Com base nesses conceitos de ética, agora é hora de você criar um plano estratégico. Existem alguns fatores que servem de base para o sucesso de um consultório.

O primeiro deles é o público-alvo – em particular, o seu perfil psicográfico. Recolha informações como idade, gênero, grau de escolaridade, hábitos culturais e, talvez o principal, os maiores problemas enfrentados na sua região (estética dental, saúde bucal, convênio médico, entre outros).

Marketing digital para clínicas odontológicas
Crie laços na sua comunidade

Com isso em mente, você já pode identificar o próximo passo: o conteúdo que você precisa compartilhar com o seu público. Que dicas e curiosidades os seus pacientes buscam? Que tipo de serviço chama a atenção desse pessoal? Qual é o alcance online que existe entre vocês?

Uma ótima experiência virtual (como atendimento personalizado) é a melhor primeira impressão que alguém pode oferecer. Lembre-se: a identidade visual da sua clínica odontológica depende do marketing e vice-versa. Começar com o pé direito é a fórmula do sucesso – assim como inferir o orçamento necessário para tirar o seu plano do papel.

Para saber como colocar o seu plano de marketing em prática, leia as nossas 8 Dicas Infalíveis de Marketing Para Dentistas.

Conte com a ajuda da Target Ads

Estratégias de marketing odontológico podem ser adotadas por qualquer um, mas talvez mantê-las e organizá-las seja o maior desafio. Por isso, empresas como a Target Ads foram formadas para auxiliá-lo nesse processo. Com um serviço de qualidade, confiança e eficiência, disponibilizamos aos nossos clientes a experiência de quem já trouxe milhares de reais em lucro para vários dentistas!

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