Você está prestes a abrir um consultório e não sabe por onde começar a atrair pacientes. Esse é um cenário comum para diversos recém-formados no Brasil – mas não há motivo para se preocupar. Com o advento da tecnologia e das mídias sociais, as estratégias de publicidade para destacar sua clínica das demais evoluíram muito. Neste artigo, apresentaremos algumas delas, assim como os regulamentos que você precisa saber sobre o marketing digital para clínicas odontológicas.
Aproveite e leia também o nosso guia definitivo de marketing odontológico, onde entramos em detalhes quanto às suas peculiaridades.
O papel do marketing digital para clínicas odontológicas
O objetivo principal do marketing digital para clínicas odontológicas é divulgar a sua marca e conseguir clientes. Evidentemente, isso significa estabelecer contato com um maior número de pessoas a todo tempo.
Dentre os diversos benefícios que o marketing online pode trazer à sua clínica estão:
- Custo reduzido e maior lucratividade;
- Comunicação natural entre clientes e funcionários;
- Menores taxas de adimplência;
- Otimização do trabalho profissional e gestão da empresa;
- Fidelização do atendimento e serviços disponíveis;
- Melhor reputação ao seu nome.
A melhor parte de tudo isso é que, em uma clínica, você geralmente não está sozinho – e compartilha o estabelecimento com colegas de profissão. Se esse for o caso, as estratégias de divulgação são ainda mais maleáveis, na melhor das hipóteses tendo metade do custo e gerando o dobro de lucros. Em apenas um ponto de referência, os clientes terão conhecimento de pelo menos dois profissionais e uma rede de serviços autênticos, agregando ainda mais valor à marca.
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Os regulamentos de divulgação para clínicas odontológicas
Assim como qualquer ação na área da saúde, o marketing digital para clínicas odontológicas tem suas restrições legais. Antes de elaborar qualquer plano de publicidade, é importante ter em mente quais são elas para prevenir futuros problemas com a justiça.
A lista a seguir coleta os principais pontos do Código de Ética do Conselho Federal de Odontologia (CFO). No marketing digital para clínicas odontológicas, para preservar uma boa imagem do seu nome, é importante seguir cada um deles com cautela.
- Regra 1: Fotos de “antes” e “depois” de cirurgias e tratamentos sempre foram estritamente proibidas como recurso de marketing. No entanto, como regulado pela Resolução do CFO 196/2019, situações de diagnóstico (antes) e resultado estético final (depois) podem ser divulgadas pelo cirurgião-dentista de forma sutil. Contudo, uma vez que a opinião pública ainda se divide no assunto, o ideal é evitar esse tipo de abordagem ao máximo.
- Regra 2: Similarmente, é proibida a divulgação de preços, formas de pagamento e promoções nos anúncios da clínica. Como médicos, o valor deve ser atribuído ao cliente dentro da consulta ou por um meio direto de contato.
- Regra 3: Publicar procedimentos e técnicas não comprovadas cientificamente é considerado antiético. Por motivos óbvios, usar equipamentos e instalações não aprovadas por órgãos competentes também pode trazer problemas irreversíveis.
- Regra 4: Você não pode expressar uma opinião negativa do seu colega de profissão – incluindo as técnicas usadas, o jeito de trabalhar e os resultados obtidos.
- Regra 5: É infração gravíssima oferecer procedimentos gratuitos a fim de atrair clientela ou promover a clínica na cidade.
- Regra 6: Nas informações digitais da clínica, em qualquer perfil ou conta virtual – especialmente WhatsApp – é obrigatório constar o nome e número da pessoa física e jurídica. No caso da maioria das clínicas, os dados de todos os cirurgiões-dentistas que exercem a atividade ali.
Estratégias primordiais de marketing para dentistas
Com base nesses conceitos de ética, agora é hora de você criar um plano estratégico. Existem alguns fatores que servem de base para o sucesso de um consultório.
O primeiro deles é o público-alvo – em particular, o seu perfil psicográfico. Recolha informações como idade, gênero, grau de escolaridade, hábitos culturais e, talvez o principal, os maiores problemas enfrentados na sua região (estética dental, saúde bucal, convênio médico, entre outros).
Com isso em mente, você já pode identificar o próximo passo: o conteúdo que você precisa compartilhar com o seu público. Que dicas e curiosidades os seus pacientes buscam? Que tipo de serviço chama a atenção desse pessoal? Qual é o alcance online que existe entre vocês?
Uma ótima experiência virtual (como atendimento personalizado) é a melhor primeira impressão que alguém pode oferecer. Lembre-se: a identidade visual da sua clínica odontológica depende do marketing e vice-versa. Começar com o pé direito é a fórmula do sucesso – assim como inferir o orçamento necessário para tirar o seu plano do papel.
Para saber como colocar o seu plano de marketing em prática, leia as nossas 8 Dicas Infalíveis de Marketing Para Dentistas.
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Estratégias de marketing odontológico podem ser adotadas por qualquer um, mas talvez mantê-las e organizá-las seja o maior desafio. Por isso, empresas como a Target Ads foram formadas para auxiliá-lo nesse processo. Com um serviço de qualidade, confiança e eficiência, disponibilizamos aos nossos clientes a experiência de quem já trouxe milhares de reais em lucro para vários dentistas!
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