A importância do marketing odontológico para o crescimento de uma clínica é imensa. Com o advento da Internet, as estratégias de publicidade evoluíram para meios além dos tradicionais, fazendo uso das mídias digitais para alcançar e fidelizar uma clientela. Diante disso, neste artigo explicaremos em detalhes o planejamento de marketing digital para dentistas – um passo a passo para você aplicar em seu negócio de forma orgânica e eficaz.
Para estudar essas estratégias mais a fundo, leia também as nossas 8 dicas infalíveis de marketing odontológico.
Marketing digital para dentistas: 4 passos do sucesso
Dentre todos os meios de comunicação para expandir sua influência virtual, divulgar sua marca e atrair mais pacientes, podemos categorizá-los em 4 seções indispensáveis – como você pode ver abaixo.
Se você é um doutor que procura atingir o máximo de potencial publicitário, tenha em mente que esses passos podem funcionar separadamente – então não tenha pressa. Leia com calma, faça um plano de marketing que caiba no seu bolso, e vá implementando estratégia por estratégia de forma gradual.
Contudo, não é preciso dizer que cada seção complementa a outra – afinal de contas, o mundo virtual é bem extenso e possui diferentes formas de interação. Não esqueça que, acima de tudo, um bom relacionamento com os seus clientes é o cerne de um marketing de sucesso!
Passo 1: ser reconhecido na Internet
A primeira solução para um estabelecimento odontológico é trabalhar na sua identidade visual e branding. Ou seja, solidificar as características da sua marca: cores, tipografia, formas, fontes, etc. Assim como qualquer outro produto comercial, o ideal é que você e seus serviços sejam facilmente identificáveis – criando prioridade em meio a seus concorrentes.
Na área virtual, essa representação se dá por meio de um bom web design (um website pessoal agradável, intuitivo e atraente) e da gestão de redes sociais. Essa última é a forma mais simples de divulgar sua clínica – quem não tem um perfil comercial hoje em dia? Use a popularidade em massa do Facebook e Instagram para seguir clientes em potencial e postar seus serviços, dicas, recomendações, e por aí vai.
Passo 2: ser encontrado online
Naturalmente, quando você já tem uma base de presença online, o próximo passo é fazer as pessoas te encontrarem – também conhecido como marketing de conteúdo. Aqui, você pode implementar anúncios pagos ou técnicas de visibilidade no seu website. O recomendável, claro, é que você aplique ambas ao mesmo tempo.
Você pode realizar anúncios (ou tráfego pago) pelo Google Ads. Não é preciso dizer por quê – o maior mecanismo de buscas online deve ser o principal meio de divulgação da sua marca. Com ele, seus serviços serão linkados a qualquer cliente em potencial que esteja procurando atividades semelhantes.
Por outro lado, técnicas de SEO (ou Search Engine Optimization) são gratuitas e você pode iniciá-las quase de imediato. Lembra do site que você criou? Pois é – nele, você vai colocar todas as informações da sua clínica, inclusive um espaço para artigos de autoria própria. SEO são estratégias de escrita que, se seguidas por uma estrutura correta, vão ranquear seus textos na primeira página do Google (o qual, mais uma vez, deve ser seu investimento de visibilidade principal).
Passo 3: aproximar-se ao máximo dos pacientes
Complementando a seção anterior, é hora de você realmente conhecer o seu público-alvo e agradá-lo ao máximo. Uma ferramenta que vai ajudar nesse processo de retenção e conhecimento é o Facebook Ads – com funções muito parecidas às do Google, mas voltadas para os seus perfis comerciais.
Sabemos como as redes sociais hoje se tornaram um portal de propaganda, não é? Se você também investir no tráfego do Facebook e Instagram, sua influência local terá um lucro maior.
Tenha em mente que, sem isso, conseguir seguidores de forma natural e conscientizá-los da sua marca é um processo demorado, ainda mais considerando o excesso de clínicas no Brasil. Aqui, o diferencial sempre será a chave do destaque – e por isso recomendamos que você trabalhe com especialistas na área de marketing para tirar o melhor proveito possível.
Além do mais, o marketing de influencers também se prova uma boa alternativa. Com ele, você pode contratar páginas e perfis famosos na sua área para ajudá-lo na divulgação da sua marca. Tudo isso, claro, respeitando os conceitos de ética da comunidade odontológica.
Passo 4: se manter por perto dos clientes
Essa é a parte mais tranquila, uma vez que ela tem maior eficácia se for aplicada após todas as outras. Quando você já tem uma base fiel de pacientes, seu objetivo principal é mantê-los por perto – o que chamamos de “advogado da marca”, ou seja, quando você se torna prioridade e referência única para seus clientes. Quando pensarem em dentistas da cidade, você deve ser o primeiro profissional a surgir na mente das pessoas.
Estratégias que idealizam isso incluem e-mail marketing – quando você utiliza o cadastro pessoal para interagir com elas por meio de promoções e afins – e WhatsApp marketing. Este último, obviamente, nunca pode ficar de fora.
O WhatsApp é o aplicativo mais popular do Brasil – e isso significa que um número comercial deve ser obrigatório para sua clínica. Com ele, você pode incluir um chat com mensagens automáticas, promoções, marcação de consultas e muito mais – tudo para deixar seu paciente satisfeito com um atendimento rápido e de qualidade. Assim como o Google e o Facebook, o WhatsApp Business é a plataforma ideal para esse tipo de coisa, servindo como um portal de administração e até contando com estatísticas de produtividade.
Gere pacientes com a nossa equipe!
Agora que você sabe o essencial de marketing digital para dentistas, talvez já queira começar a implementar essas estratégias assim que possível.
Contudo, lidar com todo esse planejamento ao mesmo tempo requer qualidades de paciência e dedicação de um gestor. Afinal de contas, quanto mais a sua clínica cresce e quanto mais a sua marca fica conhecida, mais as ferramentas de propaganda e comunicação com o cliente se tornam complexas.
Estratégias de marketing odontológico podem ser adotadas por qualquer um, mas mantê-las organizadas é o maior desafio. Por isso, empresas como a Target Ads foram formadas para auxiliá-lo nesse processo. Com um serviço de qualidade, confiança e eficiência, disponibilizamos aos nossos clientes a experiência de quem já trouxe milhares de reais em lucro para vários dentistas.
Você não precisa estar sozinho nessa – não fique de fora da tendência digital! Entre em contato com nossos especialistas clicando aqui e não se preocupe com os detalhes.